01713naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501230008226000090020552010390021465000200125365000180127365000150129165000120130665000100131865300180132865300200134665300110136670000210137777300850139816627282010-04-27 2008 bl --- 0-- u #d1 aBISCOLA, P. H. N. aValor percebido pelos consumidoresbum estudo exploratório em relação às lojas onde realizam compras de alimentos. c2008 aNo Brasil, os varejos de grande escala estão perdendo espaço para os formatos menores como pequenos supermercados, feiras e padarias. Os consumidores buscam realizar suas compras em locais que diminuam o ônus e aumentem o bônus na realização das compras. Para compreensão desse fenômeno, formulou-se o problema de pesquisa: quais os ônus e bônus que os consumidores percebem existir na escolha de um determinado formato de loja para realizarem suas compras de alimentos? Uma revisão do conhecimento a respeito de valor percebido e de seus antecedentes foi feita. Em seguida uma pesquisa exploratória em profundidade com 51 donas-de-casa (26 de baixa renda e 25 de alta) foi conduzida em uma média cidade brasileira. Os resultados apontaram a preocupação das consumidoras com a questão do preço e do tempo de viagem (proximidade). Os valores de Holbrook (1999) também foram analisados, bem como os esforços e os riscos percebidos. Na conclusão são apresentadas as limitações e as sugestões para novas pesquisas. aAdministração aAlimentação aConsumidor aMercado aRisco aComportamento aValor percebido aVarejo1 aSANTOS, R. da C. tRevista de Ciências da Administraçãogv.10, n.22, p. 104-127, set./dez. 2008.