01887nam a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000250006024501130008526002520019830000140045052010600046465000190152465300120154365300250155570000130158070000190159370000220161270000180163470000170165216604292018-06-04 2009 bl uuuu u00u1 u #d1 aMATRANGOLO, W. J. R. aTatu-Bolinha (artrópodo, gênero Armadillium) como ferramenta de ecoalfabetização.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE AGROECOLOGIA, 6., CONGRESSO LATINO AMERICANO DE AGROECOLOGIA, 2., 2009, Curitiba. Agricultura familiar e camponesa experiências passadas e presentes construindo um futuro sustentável: anais. Curitiba: ABA: SOCLAc2009 c1 CD-ROM. aA cultura ocidental promove o distanciamento dos fundamentos ecológicos, o que gera desequilíbrios como os decorrentes da substituição das funções ecológicas da biodiversidade pelos agrotóxicos. Os relatos apresentados proveem de atividades de Educação Ambiental com ênfase na ecoalfabetização, desenvolvidas à partir de 2005, em Sete Lagoas, MG. O Projeto de Ecoalfabetização Tatu Bolinha foi idealizado para ampliar a discussão relativa à biodiversidade em curso de formação de professores de Geografia nas Faculdades UNIFEMM. Foram desenvolvidos trabalhos relativos à absorção de água pelas fezes do tatu-bolinha, resgate de convivência com a biodiversidade, contação de história, história em quadrinho, matéria ilustrada no "Jornal do Manuelzão", projeto pedagógico com terráreo, ferramenta no Programa Embrapa & Escola e teatro de bonecos. A fundamentação ecológica é ferramenta para contribuir com a transição da cultura antropocêntrica por uma cultura que incorpore as leis naturais e valorize a diversidade. aBiodiversidade aCultura aEducação ambienta!1 aCRUZ, I.1 aMIRANDA, G. A.1 aNASCIMENTO, R. A.1 aINACIO, V. M.1 aABREU, V. M.