02596naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501390008226000090022130000140023049000680024450000330031252018240034565000180216965000250218765000130221265300270222570000200225270000230227270000210229577300380231616571432011-04-05 2006 bl uuuu u00u1 u #d1 aRACHWAL, M. F. G. aDiagnóstico ambiental rápido em escolas rurais no Município de Irati, Paraná, como subsídio para ações de educação ambiental. c2006 c1 CD-ROM. a(Embrapa Florestas. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 27). aDisponível também on-line. aO Município de Irati apresenta grande importância do ponto de vista da conservação ambiental, pois é o divisor de águas das três principais bacias hidrográficas do Paraná e abriga duas Unidades de Conservação da Floresta Ombrófila Mista, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra da Esperança e a Floresta Nacional (Flona) de Irati. Em vista disso, e considerando a importância da educação ambiental para a conservação dos recursos naturais, esse trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico ambiental rápido em escolas rurais e seus entornos, no Município de Irati, e estabelecer, de forma participativa, propostas de melhorias. Foram selecionadas seis escolas rurais, próximas a remanescentes de florestas nativas. O diagnóstico ambiental nas escolas foi realizado no ano de 2003 por meio de visitas e entrevistas. A maioria dos alunos desconhece a existência e a utilidade de uma Unidade de Conservação, seja ela Flona ou APA. Os problemas mais comuns diagnosticados foram a presença de erosão e assoreamento de córregos na área da escola ou em seu entorno, a falta de material específico sobre educação ambiental nas bibliotecas e a inexistência de laboratório de ciências ou ecologia. Entre os pontos fortes de todas as escolas, pode-se destacar o envolvimento nos projetos ambientais, como Agrinho, Feliz Cidade, Editora Base e a existência no entorno das escolas de ambientes propícios para a prática de educação ambiental. A partir dos conhecimentos obtidos no diagnóstico ambiental rápido das escolas e seu entorno, propõe-se que seja desencadeado um processo contínuo e participativo de educação ambiental, envolvendo alunos, professores, pais e funcionários das escolas e das secretarias municipais, em atividades de treinamento e ações práticas. aConservação aEducação Ambiental aNatureza aDiagnóstico ambiental1 aMAZZA, M. C. M.1 aMAZZA, C. A. da S.1 aMATTOS, P. P. de tColombo: Embrapa Florestas, 2006.