01298naa a2200145 a 450000100080000000500110000800800410001910000260006024500930008626000090017952008600018865300260104865300240107477300540109816473351995-10-06 1982 bl --- 0-- u #d1 aBORGES-ANDRADE, J. E. aEventos da InstrucaobUma proposta derivada das teorias de processamento de informacoes. c1982 aO presente trabalho procura desenvolver e demonstrar, sob os aspectos teorico e aplicado, uma proposta de utilizacao de eventos da instrucao no processo de planejamento sistematico de cursos. Em primeiro lugar, serao descritas as justificativas teoricas para as tres derivacoes seguintes: a) processos cognitivos como postulados expressos de um modelo de aprendizagem e memoria; b) fases de aprendizagem como periodos de processamento cognativo e c) eventos instrucionais como ocorrencia que podem ser manipuladas com ointuito de ativar as fases de aprendizagem. Esta sera assim a maneira pela qual o presente autor demonstrar como a proposta de eventos da instrucao, no comtexto do planejamento instrucional, e derivada das teorias de processamento de informacoes (queatualmente influenciam boa parte dos estudos em psicologia da aprendizagem e memoria). aFavor de aprendizagem aProcesso cognitivos tRevista Tecnologia Educacianalgv.11, n.49, 1982.