01903naa a2200289 a 450000100080000000500110000800800410001902000180006010000200007824500290009826000090012730000140013650001420015052010810029265000110137365000110138465000150139565300290141065300110143965300120145065300120146265300130147465300150148765300270150270000210152977300630155016454591997-12-05 1997 bl uuuu u00u1 u #d a85-7383-001-81 aSOUZA, J. da S. aAspectos socioeconomicos c1997 ap.507-524 aIn: A cultura da banana: aspectos tecnicos, socioeconomicos e agroindustriais. Brasilia: EMBRAPA-SPI/Cruz das Almas: EMBRAPA-CNPMF, 1997. aO Brasil e o maior produtor mundial de frutas, segundo as estatisticas da FAO, com uma producao superior a 30 milhoes de toneladas. Apesar da expressiva participacao no cenario mundial, cerca de 10% do total produzido, o Brasil nao tem conseguido se impor no importante mercado de frutas frescas, nao passando de 2% de determinadas frutas, estando a sua producao voltada para o mercado interno. Excecao faz-se a producao de suco concentrado de laranja, considerando a hegemonia brasileira no mercado mundial deste produto. Neste contexto, a banana ocupa o segundo lugar dentre as frutiferas cultivadas no Brasil, apos os citricos, com uma producao estimada de 6 milhoes de toneladas anuais e uma area cultivada proxima de 500 mil hectares. A producao brasileira de banana e particular no sentido de sua distribuicao espacial, estando presente em todos os estados do Brasil e ocupando em alguns elevada importancia social e economica. A banana cabe papel fundamental como importante fonte de alimentacao, fixadora de mao-de-obra no meio rural e geradora de divisas para o Pais. aBrazil aBanana aProdução aAspectos socioeconomicos aBrasil aCultura aCulture aMusa spp aProduction aSocioeconomics aspects1 aTORRES FILHO, P. tBrasilia: EMBRAPA-SPI/ Cruz das Almas: EMBRAPA-CNPMF, 1997