01827naa a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024500540008126000090013530000120014450001390015652011710029570000170146670000200148377301540150316449201997-08-01 1994 bl uuuu u00u1 u #d1 aGONCALVES, J. S. aMercado interno e externo para banana "in natura" c1994 ap.67-70 aIn: CICLO DE PALESTRAS SOBRE A CULTURA DA BANANA, 1994, Campinas, SP. Anais... Campinas, SP: Sociedade Entomologica do Brasil/AFEECIB. aA anlise das possibilidades e das caractersticas de uma poltica brasileira para producao e comercializacao de banana no mercado internacional torna relevante destacar tres aspectos desse processo: o primeiro ponto est relacionado com a insercao internacional de cada nacao na definicao de sua importancia nas transacoes comerciais da fruta tropical, que tendo properado com base no comercio de vizinhanca tem sua estrutura permeada por um emaranhado de relacoes geopoliticos de dominio de area de influencia como a presenca norte-americana na regiao centro-americana e na parte norte da America do Sul, e das ex-colomias francesas e inglesas da Africa e do Caribe. Dessa maneira qualquer politica de exportacao de banana desenvolvida por um pais que nao tem presenca relevante nas transacoes internacionais da fruta, para obter sucesso, deve estar comtemplada dentro de uma politica mais ampla de relacoes externas capaz de inserir a nacao no espaco geopolitico que envolve os paises consumidores. A expansao do Mexico com o aprofundamento da integracao com a economia norte-americana que se consolida com a vigencia do NAFTA e um exemplo marcante dessa necessidade.1 aPEREZ, L. H.1 aSOUZA, S. A. M. tCampinas, SP: Sociedade Entomologica do Brasil/Associacao dos Funcionarios da Estacao Experimental de Campinas do Instituto Biologico - AFEECIB, 1994