01950nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000250007424501330009926000710023230000090030349000660031252012430037865000330162165300260165470000180168070000180169870000280171616365622013-04-12 1993 bl uuuu u0uu1 u #d a0101-74111 aSENA M. das G. C. de aA utilizacao do rádio na identificação de problemas de pesquisaba comunicaçãoentre produtores e pesquisadores de mandioca. aCruz das Almas, BA: Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropicalc1993 a20p. a(Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical. Documentos, 49)> aA demanda por novas tecnologias por parte dos produtores rurais tem-se constituído num fator de difícil detecção pelas instituições de pesquisas, principalmente quando se trata de produtores que não contam com uma organização capaz de representa-los junto às fontes geradoras de tecnologia. Em face disto, ocorre que os objetivos da pesquisa nem sempre são compatíveis com os objetivos dos produtores e, como consequência, levam a rejeição ou baixos índices de adoção das recomendações. Buscando identificar o papel dos meios de comunicação nesse processo, foi desenvolvido um projeto de utilização do radio, através de um programa diário veiculado durante doze meses. A avaliação efetuada no final do período demonstrou que os meios de comunicação, quando associados a uma atuação fundamentada num modelo de produtor agrícola reificado, tendem a ser ineficientes na tarefa de aumentar e aprofundar a comunicação entre produtores e pesquisadores. A eficiência, dos meios de comunicação de massa, nesse caso, estaria atrelada a um enfoque de pesquisa cuja ênfase recaia na construção do saber sobre a agricultura já se encontra sedimentado ao longo da existência do sistema nacional de pesquisa. aTransferência de Tecnologia aPequenos agricultores1 aSCHAUN, N. M.1 aCALDAS, R. C.1 aPEREIRA FILHO, C. A. P.