01472naa a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000150006024501460007526000090022152009520023065000120118265000120119470000240120670000160123077300560124616358412022-08-25 2000 bl uuuu u00u1 u #d1 aBOTEON, M. aLaranja para todosbboas ideias podem melhorar a rentabilidade do mercado de frutas cítricas no estado de São Paulo.h[electronic resource] c2000 aA instalacao das industrias de suco de laranja, principalmente no estado de Sao Paulo, impulsionou a citricultura brasileira na decada de 60e, simultaneamente, direcionou seu desenvolvimento para o mercado internacional. Ate o final dos anos 80, o mercado domestico foi relegado asegundo plano. Os cultivares tipicos de mesa, como baia, lima, limoes e tangerinas, praticamente tiveram investimentos insignificantes, o que tambem ocorreu com a diversificacao dos produtos processados e o aprimoramento das tecnicas de comercializacao. Isso se justifica pela absorcao de boa parte da producao pela industria a precos atraentes, tendo por referencia o alto valor do produto no mercado externo. Nesse periodo, a oferta de citros para o mercado interno era restrita e havia pouca competicao com outras frutas. Essa lucrativa estrutura comecou a se modificar na decada de 90. A Florida recuperou seus pomares e passou a suprir a demanda norte-americana. aOranges aLaranja1 aBARROS, G. S. de C.1 aPEROZZI, M. tAgroanalysisgv.20, n.6, p.60-61, Sao Paulo, 2000O.