01939naa a2200301 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500780008026000090015852011350016765000110130265000280131365000120134165000120135365300250136565300250139065300280141565300110144365300160145465300150147065300120148565300130149765300190151070000210152970000170155077300700156716200611997-12-02 1995 bl uuuu u00u1 u #d1 aASSIS, R. L. de aConsumo de produtos da agricultura orgânica no estado do Rio de Janeiro. c1995 aAgricultura orgânica. Metodologia. Motivação para o consumo de produtos orgânicos. Analise do abastecimento e tipificação dos consumidores. Procura-se estabelecer, neste texto, um perfil do consumidor de produtos oriundos da agricultura organica no estado do Rio de Janeiro. Este tipo de agricultura e, conceitualmente, um sistema de producao que evita, ou mesmo exclui, o uso de fertilizantes, agrotoxicos, reguladores de crescimento e aditivos para a alimentacao animal, obtidos sinteticamente. A propriedade agricola e um organismo em que as diversas atividades (hortas, pomares, criacoes etc.) sao partes de um corpo dinamico interagindo entre si. Para a realizacao da pesquisa foi utilizada amostra aleatoria de 130 pessoas, representando 20% do total de consumidores semanais, em pontos especializados de comercializacao desses produtos. A analise dos resultados foi empreendida com base em algumas hipoteses, procurando estabelecer assimetrias ou relacoes entre o consumo desses produtos e o habito alimentar, o nivel de renda, o grau de instrucao, a participacao em organizacoes da sociedade civil e a automotivacao. aBrazil aAgricultura Alternativa aConsumo aProduto aAgricultura organiza aAgriculture organica aAlternative agriculture aBrasil aConsumption aConsuption aProduct aProducts aRio de Janeiro1 aAREZZO, D. C. de1 aDE-POLLI, H. tRevista de Administracao, Sao Paulogv. 30, n. 1, p. 84-89, 1995.