02523naa a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501660008026000090024652018870025565000140214265000140215665000130217065000220218370000200220570000240222577300800224915778562022-06-10 2005 bl uuuu u00u1 u #d1 aCOHEN, K. de O. aParâmetros físicos e aceitabilidade sensorial de chocolate ao leite e de produtos análogos elaborados com liquor e gordura de cupuaçu.h[electronic resource] c2005 aEste trabalho teve como objetivo avaliar os parâmetros físicos e a aceitação sensorial de dois produtos análogos de chocolate ao leite. Para tanto, produziu-se, primeiramente, um chocolate ao leite (produto P0). Baseado na mesma formulação fez-se a substituição de 50% de liquor e manteiga de cacau por liquor e gordura de cupuaçu (produto P50) e outro com 100% de substituição desses mesmos ingredientes (produto P100). O produto P100 apresentou força de ruptura (1,89 kgf) significativamente inferior a P0 (4,40 kgf) e P50 (4,60 kgf), sendo que estes dois últimos não diferiram entre si (p?0,05). Quanto aos parâmetros de cor, o produto P100 apresentou-se mais claro (L*=37,37) e com maior intensidade de vermelho (a*=13,24) e de amarelo (b*=16,52) com relação aos demais produtos. P50 obteve valor de L* de 32,75, a* de 11,38 e b* de 12,33, ao passo que P0 apresentou valores de 30,26, 10,10 e 9,74, respectivamente. A maior aceitação por parte dos consumidores para os atributos cor e aroma foi dada para o chocolate (produto P0); sendo que o produto P50 foi o mais aceito com relação aos atributos sabor e aceitação global, ficando o produto P100 com a maior aceitação para o atributo textura. Pôde-se concluir que a substituição de 50% e 100% de liquor e manteiga de cacau por liquor e gordura de cupuaçu na formulação de chocolate proporciona produtos com maior maciez, de cor mais clara e maiores intensidades de vermelho e de amarelo. Essas ocorrências tornam-se mais acentuadas quando a substituição é de 100%. O produto P50 tem futuro promissor em sua comercialização. Embora o produto P100 tenha apresentado a menor nota entre os três produtos para a atitude de compra do consumidor, esse produto apresenta-se competitivo com relação ao chocolate, uma vez que sua nota não diferiu significativamente (p?0,05) deste (produto P0). aTheobroma aChocolate aCupuaçu aManteiga de Cacau1 aSOUSA, M. V. de1 aJACKIX, M. de N. H. tBrazilian Journal of Food Technologygv. 8, n. 1, p. 17-23, jan./mar. 2005.