02058nam a2200265 a 450000100080000000500110000800800410001910000160006024501330007626002930020952010720050265000120157465000100158665000150159665000110161165300190162270000170164170000200165870000190167870000220169770000200171970000160173970000170175570000200177215739052025-05-29 2009 bl uuuu u00u1 u #d1 aWOLKOFF, D. aOferta e consumo de frutas e hortaliças em uma empresa pública no Rio de Janeirobdiagnóstico inicial.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO PAN-AMERICANO DE INCENTIVO AO CONSUMO DE FRUTAS E HORTALIÇAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE, 5., 2009, Brasília, DF. Um prato cheio de saúde: anais... Brasília, DF: Ministério da Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição, 2009. 1 CD-ROM.c2009 aO consumo de frutas e hortaliças (FH) está associado à redução do risco de doenças cardiovasculares, alguns tipos de câncer, diabetes e obesidade. Este estudo é um recorte do projeto ¿Construção de uma estratégia de intervenção em nível local para promoção do consumo de frutas e hortaliças¿, coordenado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos e refere-se à atuação em empresas, focando a alimentação de seus trabalhadores. Neste trabalho, objetivou-se conhecer a oferta e o consumo de FH na refeição principal fornecida na empresa selecionada e a avaliação dos trabalhadores quanto a essa oferta, assim como o consumo habitual desses alimentos. O restaurante da empresa é terceirizado e tem como gestora do contrato uma nutricionista, sendo fornecidos, gratuitamente, 1800 almoços por dia. As entrevistas para o diagnóstico foram realizadas em junho de 2008, na saída do restaurante, após o almoço, por três dias consecutivos, quando foram entrevistados 317 trabalhadores, selecionados por amostragem probabilística sistemática. aConsumo aFruta aHortaliça aOferta aRio de Janeiro1 aCOUTO, S. G.1 aGOMES, F. da S.1 aBOTELHO, I. Z.1 aSANTOS, C. F. dos1 aFERREIRA, A. B.1 aZUMPANO, S.1 aSILVA, A. S.1 aOLIVEIRA, S. P.