01613naa a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000160006024500850007626000090016152010760017065000120124665000250125865000300128365300320131365300270134577300590137215663412003-02-24 1995 bl --- 0-- u #d1 aDIAS, G. F. aEducacao ambiental, co-gestao e sustentabilidade no Parque Nacional de Brasilia. c1995 aO relacionamento da humanidade com a biosfera continuara a deteriorar, ate que uma etica ambiental seja adotada, e formas sustentaveis de envolvimentos se tornen mais a regra do que a exceçao. O Parque Nacional de Brasilia, a area protegida mais importante do Distrito Federal, esta sob uma forte pressao ambiental, exercida pelas atividades de seu entorno. Apesar das serias limitaçoes de fundos, recursos, apoio de setor publico e de pessoal treinado, foi planejado, desenvolvido e avaliado um programa de Educaçao Ambiental experimental, para o publico do entorno e para os visitantes, com o objetivo de sensibiliza-los e torna-los aliados na conservaçao do parque, e criar um balanço entre as atividades humanas e a necessidade de proteçao dos recursos ambientais. Estabeleceu-se um processo de reconhecimento de valores e conceitos que permitiu o desenvolvimento de habilidades e atividades necessarias para entender e apreciar as inter-relaçoes entre o homem, sua cultura e o meio biofisico em sua volta, e envolver-se nas açoes em sua defesa e melhoria. aCerrado aEducação Ambiental aPreservação da Natureza aParque Nacional de Brasilia aUnidade de conservacao tUniversa, Brasiliagv. 3, n. 2, p. 376-393, out. 1995.