02962nam a2200373 a 450000100080000000500110000800800410001902000150006010000180007524500470009326000260014030000110016652019790017765000280215665000280218465000270221265000250223965000260226465000290229065000100231965000220232965000150235165000120236665000120237865300280239065300250241865300230244365300110246665300240247765300200250165300240252165300210254565300220256615627382008-01-23 2002 bl uuuu 00u1 u #d a85881840951 aDAROLT, M. R. aAgricultura organicabinventando o futuro. aLondrina: Iaparc2002 a249 p. aO contexto da agricultura orgânica; As principais correntes do movimento orgânico e suas Particularidades; Estado e característica da agricultura orgânica no mundo; Agricultura orgânica na América Latina; Agricultura orgânica no contexto brasileiro: situação atual e perspectivas; Agricultura orgânica no estado do Paraná; Bases científicas e métodos para a análise do sistema orgânico; O enfoque sistêmico como fundamento para a análise da sustentabilidade; Metodologia para avaliação da sustentabilidade em sistemas orgânicos ; Metodologia para avaliação da qualidade de vida rural; Técnicas, procedimentos básicos e experiências em agricultura orgânica; Conceito legal, técnicas e procedimentos básicos em agricultura orgânica; Pecuária orgânica: procedimentos para um bom manejo da criação; Produção de suínos ao ar livre: alternativa para os produtores orgânicos; Café: o futuro passa pela produção orgânica; Morango: experiências mostram que sistema orgânico apresenta viabilidade técnica, econômica e ecológica; O processo de conversão para a agricultura orgânica; Definição, prazos e aspectos básicos; Particularidades de um plano de conversão; Impactos dos métodos orgânicos sobre a sustentabilidade; Um retrato da dimensão sociocultural; Resultados técnico-agronômicos; Resultados econômicos. Aspectos ecológicos; Aspectos político-institucionais; Inter-relação entre as diferentes dimensões da sustentabilidade; Comercialização e o papel do consumidor no mercado de alimentos orgânicos Fatores relacionados a diferença de preços entre Produtos orgânicos e convencionais; Vantagens e desvantagens dos principais canais de comercialização ; o papel do consumidor no mercado de produtos orgânicos; Tendências e respectivas para a agricultura orgânica. A participação da mulher e a agricultura orgânica; Perspectivas, entraves e potenciais para o desenvolvimento da agricultura orgânica asustainable agriculture aAgricultura Alternativa aAgricultura Biológica aAgricultura Familiar aAgricultura Orgânica aAgricultura Sustentável aCafé aComercialização aConsumidor aMercado aMorango aAlternative agriculture aConsumidor orgânico aEnfoque sistêmico aMarket aOrganic agriculture aOrganic farming aPecuária orgânica aSustentabilidade aTrabalho feminino