02099nam a2200265 a 450000100080000000500110000800800410001910000140006024501390007426001640021330000190037752012400039665000260163665000120166265000080167465000100168265000160169265300230170865300200173165300180175165300140176970000180178370000180180170000140181915437382019-11-14 2005 bl uuuu u00u1 u #d1 aMIELE, M. aSegmentos de concorrência na vitivinicultura gaúchabanálise de conglomerado a partir do cadastro vinícola.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 43., 2005, Ribeirão Preto. Anais... Ribeirão Preto: FEARP/USP: PENSA/USP: FUNDACEc2005 aNão paginado. ao processo de reestruturação internacional no setor de bebidas atingiu a vitivinicultura na década de 1990, alterando o seu panorama. Característico a esse período é o aumento da pressão competitiva, com impactos significativos em regiões como o Mercosul onde predominam produtos de baixa gama. Para enfrentar esse cenário e apoiar as estratégias empresariais e as políticas públicas e setoriais, é importante identificar os segmentos de concorrência da vitivinicultura gaúcha. Para tanto, apresenta-se uma tipologia das vinícolas gaúchas. Com base em abordagens microeconômicas e na literatura sobre estratégia, utilizam-se os dados do Cadastro Vinícola do Rio Grande do Sul para realizar uma análise estatística multivariada, integrando análise de agrupamento e de componentes principais em um conjunto de 381 observações. Os resultados apontaram para a existência de dois fatores, um relacionado à escala e diversificação e o outro à qualidade dos produtos e da matéria-prima. A partir desses fatores foram identificados seis grupos de vinícolas que podem ser denominados de segmentos de concorrência na vitivinicultura gaúcha. Palavras-chave: vitivinicultura, tipologia, segmentos de concorrência aAnálise Estatística aMercado aUva aVinho aViticultura aCadastro vitícola aCompetitividade aSegmentação aTipologia1 aCOLDBELLA, A.1 aWAQUIL, P. D.1 aMIELE, A.