01159nam a2200157 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024500970007826000550017552007170023065000130094765000120096065000100097265300190098215436442019-08-08 2009 bl uuuu u00u1 u #d1 aGUERRA, C. C. aO segmento de vinhos finos e os novos empreendimentos vitivinícolas.h[electronic resource] aA Vindima, Flores da Cunha, v. 2, n. 8, p.6 c2009 aPela evolução apresentada nos últimos anos, o segmento de vinhos finos da vitivinicultura brasileira constitui-se em um caso particular e interessante. De fato, no final da última década do século passado, o cenário vitivinícola internacional era de expansão e otimismo. Nesse contexto, vários empresários brasileiros iniciaram empreendimentos, a maioria localizada fora das tradicionais regiões produtoras. Como resultado dos investimentos efetuados, novos pólos de produção surgiram e se consolidaram; o número de estabelecimentos vinificadores aumentou, assim como o número de marcas comerciais. Também a tecnologia empregada na produção vitivinícola melhorou, especialmente a enológica. aEnologia aMercado aVinho aEmpreendimento