01247nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024500960008326000550017950000800023452005880031465000170090265000170091965000120093665000150094865000090096365000080097265000100098065000160099065300110100615410932017-06-12 2006 bl uuuu u00u1 u #d1 aMELLO, L. M. R. de aAtuação do Brasil no mercado vitivinícola mundialbpanorama 2005.h[electronic resource] aJornal da Fruta, Lages, v. 14, n. 169, p. 14c2006 aPublicado também em: Bon Vivant, Flores da Cunha, v. 8, n. 86, p. 4, 2006. aO balanço comercial do setorvitivinícola nacional sinaliza para o equilíbrio no curto prazo. Em 2005, houve acréscimo no valor das exportações brasileiras de uvas, de 85,39% em relação ao ano anterior, perfazendo um total de 120,87 milhões de dólares. O déficit de 5,45 milhões de dólares representa apenas 4,51% do valor das e~ortações e foi reduzido em 86,72%;em relação ao ano de 2004. Cabe destacar o excelente desempenho nas vendasde uvas de mesa, 103,35% superior, en?:valor, ao ano de 2004, aliado aos acréscimos das exportações de vinhos de mesa (61,38%). aExportação aImportação aMercado aProdução aSuco aUva aVinho aViticultura aBrasil