03239nam a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024501460008326000370022930000110026652027280027765000140300565000130301965000120303265300250304414965002023-08-21 2001 bl uuuu m 00u1 u #d1 aSILVA, F. de A. C. aOrientação para o mercado e seu impacto na performance organizacionalbum estudo no complexo agroindustrial vinícula do Rio Grande do Sul. aSão Leopoldo, RS: PUC-Rioc2001 a178 p. aO problema; Introdução; A história da indústria vinícola; Objetivos; Objetivo final; Objetivos intermediários; Delimitação do estudo; Relevância do estudo; Referencial teórico; Marketing; Origens e evolução do conceito; Implementação do conceito; Orientação para o mercado; Conceituação; Desenvolvimento de aprendizado e cultura organizacional; Capacidade de inovação; Cooperação na cadeia de distribuição; Efeitos sobre o desempenho organizacional; Pesquisas no Brasil; Escala markor; Indicadores de peformance organizacional; Hipótese; Metodologia; Tipo de pesquisa; Plano amostral; Pré-teste; Participantes; Seleção; Período; Instrumento; Principais observações; Propostas; Coleta de dados; Preparação dos dados para análise; Identificação de "outliers"; Avaliação do viés dos não-respondentes; Tratamento dos dados; Resultados da pesquisa; Confiabilidade das medidas utilizadas; Validade das medidas utilizadas; Caracterização da amostra; Caracterização por tipo de estabelecimento; Caracterização por produtos comercializados; Caracterização por localização; Caracterização por tempo de atividade das vinícolas; Caracterização por quantidade de empregados; Caracterização por tempo de trabalho dos respondentes; Caracterização por destino da produção; Caracterização por tipo de canais de distribuição; Caracterização por volumes de vendas; Caracterização por faixa de faturamento; Determinação do grau de orientação paa o mercado; Determinação do grau de geração de inteligência de marketing; Determinação do grau de disseminação da inteligência de marketing; Determinação do nível de capacidade de resposta; Determinação da performance organizacional; Determinação do crescimento das vendas das empresas; Determinação do índice de rentabilidade do patrimônio; Determinação do ranking de premiação; Relação existente entre a orientação para o mercado e performance organizacional; Relação existente entre a orientação para o mercado e crescimento das vendas; Relação existente entre a orientação para o mercado e índice de rentabilidade do patrimônio; Relação existente entre a orientação para o mercado e premiações; Análise da relação entre os níveis de geração de inteligência e disseminação da inteligência de marketing; Análise da relação entre os níveis de disseminação da inteligência de marketing e capacidade de resposta; Análise comparativa dos níveis de orientação para o mercado entre os estabelecimentos que produzem vinhos finos e os que produzem vinhos comuns; Análise comparativa dos níveis de orientação para o mercado entre as indústrias e as cooperativas amarketing aHistoria aMercado aIndústria vinícola