02122naa a2200313 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024500890007826000090016752013380017665000110151465000130152565000150153865000120155365000100156565000120157565000130158765300110160065300180161165300180162965300100164765300110165765300130166865300130168165300090169470000290170377300760173214826262018-06-11 1999 bl uuuu u00u1 u #d1 aGARCIA, J. C. aEfeitos da globalização sobre a cultura do milho no Brasil.h[electronic resource] c1999 aA globalizacao, ao permitir um fluxo mais livre de bens e servicos, afeta o mercado onde existem condicoes favoraveis para a movimentacao e modificacao dos bens e servicos. No Brasil, ela afetou a producao de milho ao modificar as condicoes da comercializacao tanto de grao, favorecendo importacoes do Paraguai e da Argentina, como de produtos derivados de sua transformacao (principalmente a exportacao de carne de aves). A alteracao mais dramatica ocorreu no fornecimento dos insumos utilizados na producao. Como resultado das aquisicoes verificadas nos ultimos anos, uma unica empresa multinacional domina 63% do mercado de sementes de milho. Tres outras multinacionais dominam outros 22%. A concorrencia neste mercado ocorre no campo tecnologico, quando reflete o dinamismo dos programas de pesquisa, porem cria condicoes para o direcionamento tecnologico, segundo o interesse de empresas lideres. Outro componente da concorrencia verifica-se no campo financeiro, onde os maiores problemas tem ocorrido para as empresas de capital nacional. Considerando-se o papel estrategico deste segmento da cadeia produtiva do milho, medidas de apoio para pequenas e medias empresas produtivas de sementes e o fortalecimento de atividade de pesquisa publica e privada contribuirao para manter o progresso tecnologico e a competicao no setor. aBrazil aindustry aIndústria aMercado aMilho aSemente aZea Mays aBrasil aInternacional aInternational aMaize aMarket aNacional aNational aSeed1 aBAHIA FILHO, A. F. de C. tInforme Agropecuário, Belo Horizontegv. 20, n. 199, p. 111-114, 1999.