02363naa a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500770008026000090015752018370016665000140200365000220201765000100203965000130204965300100206270000180207277300790209014765472018-07-19 1978 bl uuuu u00u1 u #d1 aTHOMPSON, R. L. aA demanda de exportação para o milho do Brasil.h[electronic resource] c1978 aApesar de o Brasil poder ser considerado um "tomador de preco" , no mercado mundial de milho uma substancial expansao de suas exportacoes pode causar reducao no preco internacional deste cereal. Neste estudo, tenta-se estimar os efeitos sobre o preco mundial e sobre a receita brasileira de exportacoes causadas por um aumento nas exportacoes de milho pelo Brasil. Para este proposito foi construido um modelo de programacao quadratica, composto por quinze regioes para o mercado mundial de milho. E utilizado para simular os efeitos de um aumento nas exportacoes brasileiras, sobre o preco recebido e receita dos paises exportadores, sobre o preco pago e os gestos dos importadores, e ainda sobre o valor de comercio mundial de milho. Uma relacao de demanda para o Brasil e entao implicitamente derivada. O resultado parece mostrar que a demanda por exportacoes de milho defrontada pelo Brasil e muito elastica, mesmo para valores maiores do que 10 milhoes de toneladas metricas. Isso mostra que a receita brasileira cresce em uma proporcao pouco menor que a expansao das exportacoes. Isso parece mostrar que as restricoes as exportacoes brasileiras de milho sao internas, em vez de externas. Se a EMBRAPA e outras instituições brasileiras de pesquisas gerarem pacotes tecnológicos de alto rendimento para o milho, em face das relações de preço, que sejam adotados, e se os canais de comercialização entre a fazenda e o porto forem mais eficientes, o mercado externo parecerá ser capaz de absorver os' excedentes de produção. Se lima taxa de cãmbio de equilíbrio for mantida, e permitindo um acesso irrestrito ao mercado mundial, a sociedade brasileira 'se beneficiará. A expansão nas exportações de milho poderá fazer uma significante contribuição, para aliviar os problemas de balanço de pagamento do Brasil. amarketing aComercialização aMilho aZea Mays aMaize1 aGARCIA, J. C. tRevista de Economia Rural, Brasíliagv.16, n. 4, p. 7-30, out./dez. 1978.