01863nam a2200133 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024500530008126002570013452013040039165000140169565000200170914711912025-06-02 2012 bl uuuu u00u1 u #d1 aÁVILA, M. T. de aEtanol em motores diesel.h[electronic resource] aIn: SIMPÓSIO SOBRE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE CIENTÍFICA NA EMBRAPA, 1., 2008; SIMPÓSIO SOBRE INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE CIENTÍFICA NA EMBRAPA, 2., 2010, Brasília, DF. Trabalhos apresentados e documentos... Brasília, DF: Embrapa, 2012. 1 DVD.c2012 aProcurou-se desenvolver tecnologia para aplicar etanol hidratado em motores do ciclo Diesel, permitindo substituições do combustível fóssil. Experimentos da USP-São Carlos atestaram a substituição de até 60% do petrodiesel em motores de ciclo Diesel turbo comprimidos, com melhor eficiência térmica e menor emissão de poluentes, o que significa economia ao agronegócio nacional e melhorias ambientais nas grandes metrópoles. Atualmente, buscam-se recursos para o desenvolvimento de um sistema eletrônico de controle para utilização veicular da referida tecnologia. Na década de 80, a MWM Motores realizou pesquisas com duplo sistema de injeção (etanol e diesel), com resultados desfavoráveis em termos de consumo dos combustíveis. Desde 2007, a empresa Scania está empregando tecnologia própria para uso de etanol aditivado no transporte municipal (ônibus) de várias cidades do mundo, entre elas, São Paulo. A produção de etanol a partir de cana-de-açúcar significa extrair muito mais energia de cada hectare produzido, comparativamente à produção equivalente de oleaginosas, o que lhe confere um balanço energético muito superior à produção de biodiesel. Dos pontos de vista agronômico e industrial, é mais fácil e mais barato produzir etanol que biodiesel. abiodiesel aBiocombustível