02219nam a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000250006024501100008526000170019530000150021250000720022752015520029965000130185165000130186465000200187765300240189765300110192165300180193265300290195065300100197914057472006-03-14 2002 bl uuuu m 00u1 u #d1 aSANTOS, M. A. S. dos aOrganização e competitividade das micro e pequenas empresas de artefatos de madeira do Estado do Pará. aBelémc2002 a153p.cil. aDissertação (Mestrado) apresentada ao Curso de Economia da UNAMA. aAnalisou-se a competitividade das micro e pequenas empresas (MPE) de artefatos de madeira do Estado do Pará à luz dos modelos teóricos: estrutura-conduta-desempenho, cinco forças competitivas de Porter e competitividade sistêmica. Os artefatos de madeira são produtos de demanda elástica a preços. Os indicadores de concentração de mercado (Taxa de Concentração de Mercado -TCM e Índice de Herfindahl-Hirschman -IHH), empregados para determinar a concentração e o poder de mercado das empresas, indicam que este segmento apresenta baixa concentração. Constatou-se que as MPE representam 98,,89% do total de empresas que atuam no segmento de artefatos de madeira do Estado do Pará e ocupam 83,82% da mão-de-obra que, em geral, é permanente e apresenta baixo nível de escolaridade. As relações estabelecidas entre as MPE, os fornecedores e clientes não envolvem contratos formais, apenas contratos implícitos, em que os compromissos são firmados com base apenas na confiança entre as partes. No caso dos clientes, a orientação de vendas envolve os mercados atacadistas e varejistas locais, regionais, nacionais e internacionais, atendendo às demandas por encomendas. O controle de qualidade e a aplicação de normas técnicas vêm sendo utilizados no âmbito das MPE, para atender às exigências do mercado consumidor nacional -e por ser uma condição necessária para a inserção no mercado internacional. É grande o número de empresas que desconhecem a existência de normas técnicas, cerca de 31,13% do total. aAmazonia aEconomia aPequena Empresa aArtefato de madeira aBrasil aMicro empresa aOrganização industrial aPará