01938nam a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501800008026000260026030000110028650000280029752011160032565000130144165000100145465000130146465300280147765300110150565300290151665300290154565300100157465300230158465300220160765300140162965300170164314024962015-06-16 1990 bl uuuu m 00u1 u #d1 aSILVA, R. C. da aComercialização direta-produtor/consumidorbalternativa de sobrevivência ou estrategia de desenvolvimento? O caso da feira-livre dos produtores rurais de Santarém - Pará. aFortaleza: UFCEc1990 a144 p. aDissertação Mestrado. aInvestiga se o fato de eliminar o intermediário no processo de comercialização, através da comercialização direta entre produtores rurais e consumidores, reduz parte das restrições de mercado e concorre para o desenvolvimento destes produtores e seus familiares. A analise e feita junto ao grupo de produtores rurais, do rol assistido pela EMATER-PA no município de Santarém, que executa a comercialização de sua produção agrícola diretamente com os consumidores na feira-livre de produtores daquele município. A analise não e exaustiva, pois deixa de relacionar parte dos movimentos de transformações pelos quais vem passando os produtores santarenos. Neste aspecto e necessário se afirmar que apenas e discutido o processo de "comercialização direta" como uma estrategia de desenvolvimento, deixando o caminho aberto para outras pesquisas. Ha evidencia de que este processo de comercialização traz vantagens para o produtor rural, aumentando a margem bruta por hectare. Entretanto, em seu conjunto, a estrategia esta imperfeita e o redirecionamento nas suas ações é imprescindível. aAmazonia atrade aComercio aAgricultural production aBrasil aComercialização direta aDirect commercialization aPará aPequeno agricultor aProduto agrícola aSantarém aSmall farmer