02310naa a2200301 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024501430007926000090022230000120023150000490024352013570029265000130164965000260166265000160168865000180170465000300172265000130175265000210176565300110178665300290179765300120182665300100183865300170184870000210186577301220188613951682019-03-07 1999 bl uuuu u00u1 u #d1 aSAMPAIO, C. A. aComunicação e reconversão culturalbum estudo de recepção da parceria da Embrapa pelos pequenos produtores rurais de Irituia - Pará. c1999 ap. 287. aEditado por Danilo R.D. Aguiar e J.B. Pinho. aA pesquisa consiste em compreender como se estabelecem as relações de comunicação entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, uma cultura técnica, hegemônica - e os pequenos produtores rurais de São Tomé do Panela, Irituia, Pará, envolvidos num processo de parceria. Especificamente, analisar o uso que esses agricultores fazem da proposta de parceria da Embrapa, no seu cotidiano, mediatizados pela sua cultura - uma cultura popular, considerando-se as reconversões de seus códigos culturais nas técnicas da Embrapa. Trata-se de um estudo de recepção que parte do referencial teórico de Jesús Martin-Barbero (1989) e Néstor Garcia Canclini (1996), pesquisadores que têm inspirado estudos na perspectiva das mediações e das reconversões culturais. É um estudo de caso, utilizando uma amostra intencional de 26 pessoas, combinando técnicas de coleta de dados como: entrevistas semi-estruturadas, observação etnográfica e pequena história de vida. O estudo evidenciou que a Embrapa, na sua proposta de parceria mantém os resquícios da prática da perspectiva difusionista e que os agricultores reconvertem as suas práticas culturais para participarem dos códigos hegemônicos da cultura técnica da Embrapa, reconversões estas, entretanto, que sofrem a influência da sua cultura - uma cultura popular. aAmazonia aresearch institutions asmall farms aComunicação aInstituição de Pesquisa aParceria aPequeno Produtor aBrasil aDiffusion of informacion aIrituia aPará aPartnerships1 aSANTOS, M. S. T. tIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 37., 1999, Foz do Iguacu, PR. Anais. Brasília: SOBER, 1999.