03347nam a2200301 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024501260008226001640020830000100037250000280038252024070041065000220281765000140283965000100285365000140286365000210287765000090289865000130290765000150292065000130293565000220294865000240297065000100299470000210300470000200302513263442023-08-31 2007 bl uuuu u00u1 u #d1 aBISCOLA, P. H. N. aRisco percebido por consumidoras em relação aos varejos onde realizam suas compras de alimentos.h[electronic resource] aIn: SEMINÁRIO EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 10., 2007, São Paulo. Globalização e internacionalização de empresas: resumos. Universidade de São Pauloc2007 a12 p. aX SEMEAD. Trabalho 467. aRESUMO - Os consumidores buscam realizar suas compras em locais que diminuam o ônus e aumentem o bônus. O risco percebido é parte desse contexto como um dos ônus percebidos pelos consumidores durante seu processo decisório de compra. Para compreensão desse fenômeno, formulou-se o seguinte problema de pesquisa: quais os riscos percebidos pelos consumidores relacionados às compras de alimentos em varejos? Uma revisão do conhecimento a respeito de risco percebido e sua classificação foi feita. Em seguida uma pesquisa exploratória em profundidade com 51 donas-de-casa (26 da baixa renda e 25 da alta renda) foi conduzida em uma média cidade brasileira que possui em seu território a diversidade de formatos varejistas presentes no país. Os resultados apontaram que diversos riscos foram percebidos pelas consumidoras de alimentos, destacando-se aqueles relacionados tanto à loja varejista quanto aos produtos comprados, bem como outros associados à manipulação dos produtos pelos varejistas. Os riscos percebidos encontrados foram classificados de acordo com Solomon (1992) em: financeiro, funcional, físico, social, psicológico e de tempo. Na conclusão do trabalho são apresentadas limitações e sugestões para novas pesquisas. Abstract - The consumers try to do their shopping in places where the onus is decreased and the bonus is increased. The perceived risk is part of this context as one of the consumers' perceived onuses during their decision make process. To this phenomenon comprehension, the following research problem was presented: what are the consumers? perceived risks related to foods shopping in retails? A knowledge review about perceived risk and its classification was done. Then an exploratory research with in-depth interviews was done with 51 households (26 of low income and 25 of high income) was conducted in a medium Brazilian city that has in its territory the various retail formats existing in this country. The results showed that various risks were perceived by food?s consumers, and were highlighted those related with retailing and bought products, and also others associated with the product's that are handled by the retailers. The perceived risks found were classified according to Solomon (1992) in: monetary, functional, physical, social and time. In the work?s conclusion limitations and suggestions for new researches are presented. aConsumer behavior aEconomics aFoods aMarketing aRetail marketing aRisk aAlimento aConsumidor aEconomia aMercado Varejista aPesquisa de Mercado aRisco1 aSANTOS, R. da C.1 aNOGUEIRA, E. P.