02206naa a2200289 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500390008026000090011952014200012865000120154865000140156065000130157465000130158765000130160065000120161365000100162565000130163565300180164865300120166665300120167865300120169065300120170270000190171477301830173313018482001-04-25 1998 bl uuuu u00u1 u #d1 aSILVA, C. J. da aPantanal ecology project going on. c1998 aApartir dos resultados da primeira fase deste projeto, realizado nas areas alagaveis do Pantanal Mato-Grossense e suas regioes de captacao, foram defenidas as seguintes linhas de pesquisa: erosao e sedimentacao, habitats chave, especies chaves e indicadoras, e pesca, visando a organizacao de uma base de dados para a protecao e o uso sustentado deste sistema. Os efeitos da erosao e sedimentacao nas areas de captacao, provocados pela acao antropica sobre a integridade biologica do Pantanal, estao sendo estudados, assim como os efeitos da fragmentacao sobre a avifauna. Algumas especies de macrofitas aquaticas, Palmae, plantas invasoras, cupins e aves aquaticas foram selecionadas para serem analisadas como especies chave e bioindicadoras potenciais. Devido a sua importancia como habitats chave, capoes, baias e um ninhal estao sendo examinados quanto a "estrutura, funcao, protecao e recuperacao", suplementados por estudos de sedimentologia. Alem disso, com uso de isotopos estaveis de carbono e nitrogenio, caracterizar-se-a a teia alimentar das baias, assim como, a influencia da colonia de passaros sobre os nutrientes e a producao primaria no mesmo. Os efeitos da pesca sobre as populacoes de algumas especies de peixes serao analisadas. As atividades da pesca e o turismo, nas comunidades tradicionais serao examinadas, formulando-se assim, recomendacoes para o uso sustentavel dos estoques pesqueiros. aecology afisheries aPantanal aresearch aEcologia aErosão aPesca aPesquisa aArea alagavel aErosion aProject aProjeto aWetland1 aWANTZEN, K. M. tIn: LIEBEREI, R.; BIANCHI, H.; VOB, K., ed. Proceedings of the third SHIFT-Workshop, Manaus march 15-19, 1998. Bonn: Bundesministerium fur Bildung und Forschung, 1998. p.505-516.