01541naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024500860008226000090016850000120017752007000018965000300088965300330091965300120095265300250096465300270098965300270101670000170104370000170106077302340107713011052001-04-27 1999 bl uuuu u00u1 u #d1 aLIMA-ARAUJO, M.F. aA comunicacao organizacional no processo de reestruturacao da Embrapa, 1991-1997. c1999 aResumo. aEm 1990, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA começou um processo de reestruturação de seu modelo institucional. Esta pesquisa enfocou a Comunicação Organizacional, no período de 1991-97, na percepção de empregados: pesquisadores, profissionais de apoio e administrativos, de cinco Centros de Pesquisa, e na análise de documentos oficiais da EMBRAPA. Os dados indicaram que o processo de reestruturação não foi democrático e a falta de divulgação é apontada como provável elemento de retardo na sedimentação da mudança. Os dados apontaram que os respondentes conhecem os documentos da EMBRAPA mas não se sentem capazes de falar sobre o trabalho da empresa. aInstituição de Pesquisa aComunicação Organizacional aEmbrapa aModelo institucional aOrganizações Formais aPesquisa Agropecuária1 aBRAGA, G. M.1 aPINHO, J. B. tIn: CONGRESSO BRASILEIRO DE ECONOMIA E SOCIOLOGIA RURAL, 37., 1999, Foz do Iguacu. O agronegocio do Mercosul e a sua insercao na economia mundial: anais. Brasilia: Sociedade Brasileira de Economia e Sociologia Rural, 1999. p.289.