01542naa a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000190007424500850009326000090017852010320018765300120121965300250123170000200125670000200127677300640129612849281993-07-08 1991 bl uuuu u00u1 u #d a0100-67621 aMACHADO, C. C. aAnalise do desempenho de diferentes veiculos de transporte florestal rodoviario. c1991 aEsta pesquisa foi desenvolvida na Cenibra Florestal na Regiao do Vale do Rio Doce, Minas Gerais, visando analisar o desempenho de diferentesveiculos de transporte redoviario, considerando-se e rendimento energetico e o tempo total do ciclo operacional. Foi utilizado um processo de amostragem aleatoria, sendo o numero de observacoes determinado atraves de um estudo-piloto. Constatou-se nesta pesquisa que os veiculos articulados e conjugados apresentaram melhor desempenho a partir de 135Km de distancia e com um volume minimo de carga de 66estereos de madeira. Os caminhoes simples, apesar de consumirem menos combustivel do que os demais para gerar a mesma potencia efetiva, apresentaram limitacoes quanto a capacidade de carga e, consequentemente, quanto ao transporte de madeira a longas distancias. Tambem foi constatado que para seobter melhores resultados na racionalizacao das operacoes de traansporte florestal rodoviario e necessario conhecer-se os principais fatores que determinam o desempenho otimo dos veiculos. aHauling aTransporte florestal1 aSOUZA, A. P. de1 aLEITE, A. M. P. tRevista Arvore, Vicosagv.15, n.1, p.67-81, jan./abr. 1991.