01809naa a2200241 a 450000100080000000500110000800800410001910000220006024500690008226000090015152010440016065000170120465300440122165300430126565300350130865300360134365300230137965300170140270000170141970000170143670000230145377300910147612562442010-11-10 2008 bl uuuu u00u1 u #d1 aLIMA, C. R. de A. aO uso do método SOMA na avaliação de cursos de capacitação. c2008 aO agronegócio tem um importante papel para a economia brasileira, representando em média de 27 % a 30 % do Produto Interno Bruto (PIB) nacional (CONFEDERAÇÃO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA DO BRASIL, 2007). Um dos fatores que contribuíram para a sua evolução e para os bons resultados desse setor foi o crescimento do número de ações de transferência de tecnologia, feitas por órgãos do governo, por cooperativas e pela iniciativa privada, com a realização de dias de campo, palestras, cursos de capacitação de agricultores e técnicos e divulgação em programas de TV, rádio, jornais e revistas. No entanto, não há estudos sistematizados que avaliem a eficiência desses métodos e de meios de comunicação, de forma quantitativa, que dêem respostas às seguintes questões: o que os entrevistados sabiam e faziam antes de participarem dos cursos, o que aprenderam com os cursos, que comportamentos foram modificados em decorrência do aprendizado, quanto lhes custou todo esse esforço, como se beneficiou a sociedade. aAgronegócio aAvaliação de conhecimentos adquiridos aAvaliação de cursos de capacitação aAvaliação pós-capacitação aCapacitação do homem do campo aGrau de retenção aMétodo SOMA1 aSOUTO, R. F.1 aLEMES, C. P.1 aMENEGUCI, J. L. P. tRevista de Política Agrícola, Brasília, DF, ano 17gn. 2, p. 86-90, abr./jun. 2008.