02133naa a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024500630007826000090014152013610015065000260151165000120153765000120154965000120156165300230157365300250159665300360162165300220165765300130167970000220169270000220171470000190173670000250175577300750178012061792022-05-16 2007 bl uuuu u00u1 u #d1 aWANDER, A. E. aAlimentos orgânicosboportunidades de mercado e desafios. c2007 aNos últimos anos tem crescido a importância dos alimentos orgânicos em diferentes países. Diversos estudos, em diferentes capitais brasileiras, demonstram um aumento do interesse dos consumidores por esse tipo de alimento. O presente trabalho visa a identificar os principais fatores que inibem o consumo de alimentos orgânicos na região metropolitana de Goiânia, e a apontar elementos para formulação de estratégias de inserção de orgânicos no mercado de alimentos. Foram entrevistadas 346 pessoas selecionadas de forma aleatória, mediante o uso de questionário estruturado. Dessa amostra, aproximadamente 20% consome alimentos orgânicos regularmente há mais de um ano. Entre os fatores que mais estimulam os consumidores a adquirir alimentos orgânicos estão a preocupação com a saúde pessoal e familiar (36,5%); o sabor, a cor, o tamanho ou a consistência dos produtos (25,4%); bem como a garantia de procedência dos produtos (18,8%). Em contrapartida, os consumidores apontaram também alguns fatores que estariam limitando o consumo de alimentos orgânicos: a) o preço elevado (38,4%); b) a dificuldade de encontrar os produtos no mercado (28,3%); e c) a falta de informações sobre os produtos (18,8%). Conclui-se, assim, que as ações voltadas para a promoção de alimentos orgânicos deveriam enfocar mais esses aspectos. aAgricultura Orgânica aCerrado aConsumo aMercado aAlimento orgânico aAlimentos orgânicos aConsumo de alimentos orgânicos aEstudo de mercado aGoiânia1 aLACERDA, A. C. V.1 aFREITAS, F. C. de1 aDIDONET, A. D.1 aDIDONET, C. C. G. M. tRevista de Política Agrícolagv. 16, n. 2, p. 44-55, abr./jun. 2007.