02217nam a2200289 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024500660008326000230014930000100017250000190018252015390020165000100174065000110175065000220176165000100178365000160179365000220180965000100183165000130184165000230185465000120187765000120188965000150190165300110191612053092006-02-09 1975 bl uuuu m 00u1 u #d1 aOLIVEIRA, A. M. de aCompetição inter-regional no mercado brasileiro de feijão. aViçosa: UFVc1975 a53 p. aTese Mestrado. aA falta de dados estatisticos atualizados sobre a comercializacao do feijao no Brasil, como acontece com outros produtos agricolas, determina, como consequencia primaria, dficuldades no estabelecimento da propria politica de producao, com base em zoneamento ecologico-economico. Determina tambem a implementacao de medidas de politicas que podem dinamizar e orientar o desempenho de todo o sistema de distribuicao, com objetivo de reducao da margem de comercializacao. Parcela significativa da margem de comercializacao do produto e respresentada pelos custos de transportes. Sendo o Brasil um pais de grandes dimensoes territoriais, a conta global de transportes, resultante da distribuicao de um produto como o feijao, e relativamente elevada. Estudos de eficiencia da distribuicao deste produto podem contribuir para reducao da conta de fretes e, consequentemente, para reducao de custos e margens totais de comercializacao. Na medida emque o mercado for competitivo, estas economias podem ser transferdias tanto para os consumidores como para os produtores. O presente estudo teve como objetivo as seguintes proposicoes: a) estimar uma relacao estrutural de procura de feijao para o mercado brasileiro; b) estimar uma funcao de custo de transporte para o pais como um todo; c)determinar os fluxos de custo minimo de transporte entre mercados estaduais; d) determinar vantagens comparativas de comercializacao dos princiapais estados produtores e e) determinar melhores mercados para a producao dos principais estados produtores. abeans aBrazil acommercialization atrade aAgricultura aComercialização aCusto aEconomia aEconomia Agrícola aFeijão aMercado aTransporte aBrasil