02674naa a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001910000160006024501560007626000090023252018320024165000180207365000200209165000120211165000220212365000250214565300260217065300190219665300110221565300110222665300140223765300120225170000270226370000220229077300840231211568212012-07-27 2005 bl uuuu u00u1 u #d1 aNEUMANN, D. aFrequência de consumo de biscoitos "Maria" por escolares de Fortaleza - Cearábsubsídios parta a eleição do produto para fortificação com ferro. c2005 aO objetivo da pesquisa foi avaliar a freqiiência de consumo de biscoitos "Maria" por escolares visando à eleição deste alimento como veículo para fortificação com ferro e a seleção de escolares para avaliação sensorial do produto fortificado. Participaram da amostra 727 alunos do ensino fundamental de 18 escolas da rede municipal de Fortaleza-CE. Foi aplicado um questionário de frequência de consumo. A seleção de alunos obedeceu a um plano amostral estratificado, no qual os estratos foram constituídos pelas seis secretarias regionais às quais as escolas estavam vinculadas, sendo as classes de 2a a 8a séries do ensino fundamental as unidades primárias de seleção. Para o calculo da freqiiência média de consumo atribuiu-se uma ponderação para os itens de frequência de: i) 4- diariamente (consumo elevado); ii) 3 - duas a três vezes por semana (consumo moderado); iii) 2- uma a duas vezes por mês (consumo baixo ); iv) 1- uma a duas vezes por semestre (consumo raro); v) 0 - nunca (nulo). Foi realizada análise descritiva dos dados de consumo por sexo, idade e regional, estabelecendo-se uma frequência de consumo média para estes Parâmetros por meio de modelo linear geral, aplicando-se teste estatístico de hipóteses ao nível de significância de 5%. Aproximadamente 60% dos escolares de ambos os gêneros e faixas etárias informaram consumir o produto diariamente ou 2 a 3 vezes por semana. Uma estimativa única para representar a média para ambos os gêneros foi de 2,34 (DP= 0,04), e para todas as faixas etárias foi de 2,66 (DP= 0,04) sugestiva de consumo moderado. Os resultados revelaram a adequação do produto como veículo para fortificação com ferro, sob o aspecto de consumo e a aptidão do grupo como consumidores potenciais, para a avaliação sensorial do mesmo. aFood security aHuman nutrition aConsumo aNutrição humana aSegurança alimentar aAlimentação escolar aBiscoito maria aBrasil aCeará aFortaleza aMerenda1 aRODRIGUES, M. do C. P.1 aANDRADE, D. F. de tSegurança Alimentar e Nutricional, Campinasgv. 12, n. 1, p. 67-73, jan. 2005.