02594naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000280006024500680008826000090015652020100016565000220217565000170219765000170221465000220223165000150225370000200226870000250228877300750231311563132023-01-13 2005 bl uuuu u00u1 u #d1 aCANÇADO JÚNIOR, F. L. aPerspectivas para exportação de flores e plantas ornamentais. c2005 aA produção mundial de flores e plantas ornamentais ocupa uma área de 190 mil hectares, movimentando valores em torno de US$ 16 bilhões por ano, somente do setor de produção e no varejo atinge cerca de US$ 44 bilhões. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) estima que o mercado mundial de flores atinja US$ 94 bilhões ao ano. As exportações brasileiras de floricultura apresentaram crescimento de 99,13%, no período de 1996 a 2004. O estado de São Paulo exportou 77% do total e Minas Gerais 7,7%. Os países que mais importaram foram Holanda 49,5%, Estados Unidos 21,8%, Itália 9,3%, Japão 5,0%. No Brasil, a área plantada está em torno de 5 mil hectares por ano, cultivada por 2,5 mil produtores. A Região Sudeste produz 80,6% do total e a Região Sul 16,8%. O estado de São Paulo destaca-se com 71,3%, o Rio Grande do Sul com 11,8%, Santa Catarina com 7,0%, Minas Gerais 2,4%. O Brasil possui enormes vantagens para se especializar na produção de flores e outros produtos de floricultura, como clima, disponibilidade de terra, água, energia e mão-de-obra. A floricultura requer pequenas áreas de cultivo e proporciona alto rendimento por área cultivada, podendo constituir em uma alternativa de renda para os pequenos produtores, além de caracterizar-se como uma grande empregadora de mão-de-obra. Os resultados obtidos pela floricultura brasileira sinalizaram que o segmento está apresentando vantagens comparativas em termos de potencial produtivo e comercial. Em Minas Gerais, de acordo com os dados disponiveis, a floricultura ocupa uma área de 118 ha, sendo 100 ha de campo e 18 ha de estufa, mas nos últimos anos tem mostrado decréscimos nos valores exportados, urna vez que grande parte de sua produção destina-se ao mercado interno. As exportações mineiras de produtos de floricultura em 2004 foram 26,3%, para os Estados Unidos, 25,5% para a Alemanha, 19,4% para a Holanda, 13,5% para a Itália, e, 6% para Portugal, do total exportado. aComercialização aExportação aFloricultura aPlanta Ornamental aProdução1 aPAIVA, B. M. de1 aESTANISLAU, M. L. L. tInforme Agropecuário, Belo Horizontegv. 26, n. 227, p. 96-102, 2005.