01972naa a2200313 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024500780007926000090015752010690016665000250123565000260126065300200128665300340130665300180134065300260135865300250138465300190140965300150142865300220144365300200146565300240148565300130150970000160152270000140153870000170155277300890156911217522014-09-19 2005 bl uuuu u00u1 u #d1 aALBALADEJO, C. aNovas competências para os atores do desenvolvimento rural na Amazônia. c2005 aEste artigo baseia-se na experiência do Núcleo de Estudos Integrados sobre a Agricultura Familiar (Neaf), da Universidade Federal do Pará, que comporta ou apóia quatro tipos de formação: mestrado, graduação em Agronomia e licenciatura em Ciências Agrárias, capacitação de agentes de desenvolvimento e apoio ao ensino médio agropecuário. Em face das grandes mudanças nas políticas públicas e dos avanços obtidos pelas pesquisas sobre o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, este artigo questiona o desenvolvimento de novas competências entre os atores do desenvolvimento rural e, particularmente, entre os profissionais das instituições (públicas ou privadas) que trabalham com assistência técnica e extensão rural. Esses diferentes tipos de formação são considerados aqui como um dispositivo de pesquisa sobre as competências e a organização de conhecimentos com vista à ação. Em suma, procurou-se mostrar a necessária construção de novas identidades profissionais por parte dos atores do desenvolvimento rural. aAgricultura Familiar aDesenvolvimento Rural aaction-research aAgronomists rural development acompetências adesenvolvimento local aengenheiro agrônomo afamily farming aformação alocal development apesquisa-ação aprofessional skills atraining1 aSIMÕES, A.1 aVEIGA, I.1 aBARÉ, J.-F. tCadernos de Ciência & Tecnologia, Brasíliagv.22, n. 2, p.307-318, maio/ago. 2005.