02147naa a2200313 a 450000100080000000500110000800800410001910000190006024500880007926000090016752012230017665000160139965000190141565300230143465300190145765300270147665300200150365300200152365300260154365300260156965300220159565300280161765300260164565300230167165300210169470000170171570000190173277300820175111187922006-07-27 2006 bl uuuu u00u1 u #d1 aVALE, G. M. V. aCriação e gestão de redesbuma estratégia competitiva para empresas e regiões. c2006 aAs redes organizacionais encontram-se em franca proliferação hoje no mundo, em função dos condicionantes advindos com a globalização e as novas tecnologias de informação e comunicação. Essa modalidade associativa parece repercutir, diretamente, na capacidade competitiva das empresas e, também, no incremento da competitividade sistêmica do próprio território onde se insere. Torna-se, portanto, fundamental entender sua lógica de constituição, verificando, em particular, como ocorre a transição que leva as organizações a romperem com a barreira do isolamento para chegarem a um modelo cooperativo, típico dessas novas estruturas. Para isso é necessário identificar e mapear um novo agente social emergente, aqui designado Empreendedor Coletivo, cujo papel é, exatamente, gerar e explorar as sinergias decorrentes de vários tipos de ação coletiva. O propósito neste artigo é analisar a dinâmica e o impacto das redes empresariais na estratégia das empresas e o papel desses novos empreendedores como indutores de capital social - ingrediente vital para o nascimento da confiança e da cooperação que caracterizam os atuais processos de crescimento e desenvolvimento socioeconômico. agame theory asocial capital acapital relacional acapital social acolective entrepreneur acompetitiveness acompetitividade adesenvolvimento local aempreendedor coletivo alocal development aorganizational networks aredes organizacionais arelational capital ateoria dos jogos1 aAMÂNCIO, R.1 aLIMA, J. B. de tRevista de Administração, São Paulogv.41, n.2, p.136-146, abr./jun. 2006.