02519naa a2200193 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006002400280007410000260010224501690012826000090029752018380030665000250214465300300216965300160219970000250221577300850224021738402025-03-11 2022 bl uuuu u00u1 u #d a1809-62717 a10.14393/RCT1643132DOI1 aPAIVA, A. L. X. de P. aNova Iguaçu Agroecology School (RJ)bpublic action and society in the construction of an agroecological territory in the Baixada Fluminense.h[electronic resource] c2022 aEsta pesquisa busca compreender como teoria e prática propostas metodologicamente pela Escolinha de Agroecologia de Nova Iguaçu/RJ (EANI), a partir da sinergia entre ação pública e sociedade,contribuem para a estruturação de redes de aprendizagem mútua, para o fortalecimento da reprodução social da agricultura familiar agroecológica do município de Nova Iguaçu/RJ e para a permanência dos sujeitos envolvidos no território. O referencial teórico está fundamentado nas contribuições acerca dos sistemas alimentares, do desenvolvimento rural, da agroecologia, da agricultura urbana e periurbana, do capital social, da capacidade de agência dos atores sociais e do território como espaço de relações, que formam o escopo para a análise dos resultados alcançados. A metodologia foi conduzida como um estudo de caso da experiência da EANI, baseada na aplicação de entrevistas semiestruturadas, utilizando a técnica de amostragem não probabilística da “bola de neve”, seguida da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Os resultados demonstraram que as relações estabelecidas entre a EANI, as organizações parceiras e os movimentos e associações da agricultura familiar da Baixada Fluminense, estão apoiadas pela ação extensionista da Emater-Rio em parceria com a CPT-Baixada, através de um processo de construção do conhecimento a partir da valorização das experiências vividas pelos próprios beneficiários da EANI na construção de um território agroecológico, desencadeando um processo de catalisação da capacidade de agência dosatores da agricultura familiar e consequentemente induzindo o desenvolvimento local, frente às dificuldades de acesso às políticas públicas, ausência do poder público municipal e pressão urbana exercida sobre as áreas produtivas aAgricultura Familiar aEducação agroecológica aTerritório1 aAMANCIO, C. O. da G. tCAMPO-TERRITÓRIO: Revista de Geografia Agráriagv. 16, n.43, p. 315-331, 2022.