02593nam a2200277 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500940008026001070017452017560028165000240203765000190206165000160208065000110209665000120210765000300211965000100214965300230215965300180218265300300220070000180223070000190224870000260226770000220229321656412024-07-09 2016 bl uuuu u00u1 u #d1 aMOURA, J. W. F. aAnálise sensorial de iogurte formulado com leite de cabra e vaca.h[electronic resource] aIn: SIMPÓSIO PARAIBANO DE ZOOTECNIA, 10., 2016, Areia, PB. [Anais...]. Areía: UFPB, 2016. 3 f.c2016 aResumo: Os processos tecnológicos utilizados para obtenção de iogurte a partir do leite caprino são acessíveis e possibilitam agregar valor ao produto. Objetivou-se analisar a intenção de compra de iogurte elaborado com leite caprino e bovino. Para análise sensorial foram servidas duas amostras refrigeradas (± 7º C) de 5 mL dos respectivos tratamentos. Foi utilizado um painel com 57 provadores, sendo 39 homens e 18 mulheres com idade ente 17 e 59 anos, em cabines individuais, longe de ruídos e odores. As características como aroma, cor e consistência foram semelhantes entre os dois iogurtes, apenas para sabor e impressão global foram diferentes. Ambos os iogurtes obtiveram boa aceitação, indicando que podem ser comercializados, especialmente o iogurte produzido com leite caprino, uma vez que o iogurte produzido com leite bovino é o tradicionalmente consumido na região. [Sensory analysis of yogurt made with goat and cow milk] Abstract: The technological processes used to obtain yogurt from goat's milk are affordable and allow adding value to the product. The objective of this study was to analyze the intention of buying yogurt made with goat and cow milk. For sensory analysis were served two refrigerated samples (± 7 ° C) 5 mL of the respective treatments. was used a panel of 57 tasters, 39 males and 18 females with age being 17 and 59 years in individual booths, far from noise and odors. The characteristics as flavor, color and consistency they are similar, only for flavor and overall impression were different. Both yogurts had good acceptance, indicating that they can be marketed, especially yogurt made from goat milk, since the yogurt produced with bovine milk is traditionally consumed in the region. aConsumer acceptance aFermented milk aMilk flavor aYogurt aIogurte aProduto Derivado do Leite aSabor aAnálise sensorial aMilk products aProcessed animal products1 aBONFIM, J. M.1 aMARTINS, T. P.1 aVASCONCELOS, A. M. de1 aBATISTA, A. S. M.