03010nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000230006024501240008326002480020750000280045552021550048365300350263865300240267365300210269770000180271870000310273670000220276770000150278921594992023-12-12 2023 bl uuuu u00u1 u #d1 aLOPES, C. M. DE A. aInfluência da frequência de consumo de carne bovina na percepção de tecnologia sustentável.h[electronic resource] aIn: SIMPÓSIO LATINO AMERICANO DE CIÊNCIA DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO, 15., 2023, Campinas. A revolução da ciência de alimentos e nutrição: alimentando o mundo de forma sustentável: caderno [eletrônico] de resumos. Campinas: Galoác2023 aPôster 166344; SLACAN. aA “Carne Baixo Carbono” (CBC) certifica sistemas pecuários que adotam práticas para minimizar o metano emitido pelos bovinos. Compreender as percepções dos consumidores em relação a essa nova tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da cadeia alimentar. O estudo objetivou investigar o efeito da frequência de consumo de carne bovina na percepção dos consumidores em relação à CBC por meio da associação livre de palavras. Para tal, foram recrutados 851 indivíduos residentes no estado do Rio de Janeiro (54% feminino) e com idade superior a 18 anos para responderem um questionário online. Os participantes foram solicitados a escrever as quatro primeiras palavras, ideias, sensações e pensamentos que viessem à mente diante do estímulo “Carne Baixo Carbono”. Informações referentes à frequência de consumo de carne bovina e características sociodemográficas dos participantes foram coletadas. Os participantes foram divididos em dois grupos: alto e baixo consumo, de acordo com a frequência declarada. Os termos recorrentes foram agrupados em 31 categorias, as quais foram compiladas em 11 dimensões principais por triangulação. Os participantes com alto consumo mencionaram com maior frequência as dimensões “Associações ao meio ambiente” e “Sistema de Produção”, enquanto para os participantes de baixo consumo maiores citações foram observadas para as dimensões “Atributos sensoriais” e “Consumo e preparações culinárias”. Os resultados sugerem que o alto consumo de carne bovina favoreceu a maior associação com as questões ambientais relacionadas à cadeia produtiva de carne, enquanto o baixo consumo pode indicar mais atenção do consumidor com as características sensoriais da carne (maciez e sabor) e com os aspectos culinários (cortes de carne, receitas e ocasiões de consumo). Essas informações podem ser relevantes para o desenvolvimento de estratégias de comunicação e marketing para aumentar a conscientização e adoção dessa nova tecnologia sustentável, bem como para atender as necessidades de diferentes grupos de consumidores. aAssociação Livre de Palavras aCarne Baixo Carbono aSustentabilidade1 aSANTOS, G. N.1 aESPERANÇA, I. P. L. DE C.1 aANDRADE, J. C. DE1 aDELIZA, R.