01677naa a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501120008026000090019252010390020165000210124065000220126165000230128370000200130677301810132621555602023-08-02 2023 bl uuuu u00u1 u #d1 aQUARESMA, A. P. aAçaí, mais que um fruto, símbolo da cultura alimentar e bioeconomia da Amazônia.h[electronic resource] c2023 aNeste artigo, pretendemos apresentar um panorama geral da cadeia de valor do açaí a partir de sua origem. Discutindo sobre os fatores que fazem do açaí o principal produto da sociobioeconomia da Amazônia, com potencial para sustentar os pilares do desenvolvimento sustentável: preservação da floresta, desenvolvimento humano e crescimento econômico. Também orientar os consumidores sobre seu importante papel nesta cadeia, no momento de escolher a origem e as características do produto consumido. Buscamos, assim, responder a algumas perguntas básicas relacionadas a sua origem, atores envolvidos na cadeia produtiva e fatores que podem influenciar a sua valorização ou depreciação. Considerando a sua extensa região de ocorrência e complexidade em termos de atores e ecossistemas, optamos pela espécie açaí de touceira (Euterpe oleracea Mart.) por seu maior volume de produção e o recorte territorial dos estados do Amapá (maior consumidor per capita) e do Pará, responsável por cerca de 90% da produção. aEuterpe Oleracea aFloresta Tropical aProdução Vegetal1 aEULER, A. M. C. tIn: VASCONCELLOS, M. B. de G. Bioeconomia e o mercado dos produtos florestais não madeireiros: desafios e possibilidades. Sao Paulo: Synergia Consultoria, 2023.gv.5, p.74-99.