02744nam a2200169 a 450000100080000000500110000800800410001910000260006024501570008626002190024352020400046265000130250265000120251565000220252765000100254965000150255921526572024-03-18 2009 bl uuuu u00u1 u #d1 aTEIXEIRA, A. J. C. T. aProdução e comercialização integrada de produtos caprinos e ovinos com denominação de origembuma experiência de Portugal.h[electronic resource] aIn: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE CAPRINOS E OVINOS DE CORTE, 4.; FEIRA NACIONAL DO AGRONEGÓCIO DA CAPRINO-OVINOCULTURA DE CORTE, 3., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: EMEPA-PB, 2009. 1 CD-ROM. 9 f.c2009 aUma parte do sector da ovinocultura e caprinocultura em Portugal é constituída em grande parte por importantes empresas agrícolas tradicionais, muitas vezes de âmbito familiar, que fornecem produtos de excelente qualidade, com características peculiares e de grande contributo socioeconómico para as regiões rurais. Baseadas na criação de raças autóctones, desempenham um papel crucial na manutenção de espaços de agricultura marginais com solos menos férteis, contribuindo para a preservação da diversidade de paisagens e de ecossistemas de grande sensibilidade. Os principais produtos cárneos são - cordeiros e cabritos - de grande tradição, que pelas circunstâncias particulares da produção se distinguem de outros similares que existem no mercado, que podem, ou não, ter origem nacional. Com o objectivo de valorização do património de produtos regionais e de maneira a contribuir significativamente para a melhoria dos rendimentos dos produtores, bem como para salvaguardar a genuinidade de produtos importantes dos modelos de agricultura extensiva de regiões desfavorecidas, o governo de Portugal, ao abrigo da legislação comunitária, determinou as bases legais e regras para criação e gestão de produtos com denominação de origem protegida (DOP) e indicação geográfica protegida (IGP). As marcas de carne de ovino e caprino com DOP e IGP, em Portugal, estão relacionadas com uma política de defesa das raças autóctones, conservação de produtos de excelência e qualidade, criados no seu ambiente natural, com base em alimentos produzidos na região, isentos de hormonas ou promotores de crescimento, de forma a satisfazer, não um mercado global, mas pelo contrário um sector de consumidores altamente exigentes e dispostos a pagar o preço justo por algo que é único, natural, biológico e seguro em termos alimentícios. Será sobre esta experiência portuguesa, particularmente nos aspectos relacionados com a produção e comercialização, que incidirá o presente trabalho. aPortugal aCaprino aComercialização aOvino aProdução