01974naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001902400520006010000260011224501460013826000090028452011360029365000370142965000120146665300310147865300320150970000200154170000220156177301850158321509112023-01-12 2022 bl uuuu u00u1 u #d7 ahttps://doi.org/10.22533/at.ed.352221412102DOI1 aSOUZA, R. de C. S. de aExpulsos do paraísoba influência do capital turístico-imobiliário na produção do espaço em Angra dos Reis, RJ.h[electronic resource] c2022 aEste artigo objetiva analisar a influência do capital turístico-imobiliário na produção do espaço em Angra dos Reis, a partir da construção da Rodovia BR-101 (Rio-Santos), tomando como exemplo a região do Bracuí, palco de intensos conflitos por terra no litoral Sul Fluminense. O trabalho organiza-se em quatro partes. Primeiramente, são contextualizadas as transformações econômicas e socioespaciais ocorridas em Angra dos Reis, a partir da abertura da Rodovia Rio-Santos e a consequente entrada do capital turístico-imobiliário na região. Em seguida, descrevem-se os mecanismos que possibilitaram o estabelecimento da indústria turística na região, com ênfase no Projeto TURIS, o qual objetivava consolidar a região como um importante polo turístico nacional. Posteriormente são problematizados os conflitos fundiários e o processo de desterritorialização da população camponesa 1 no Bracuí, potencializados pelo caráter altamente especulativo da nova lógica socioeconômica instaurada. Por fim, discutem-se as consequências desse processo na vida da população, sobretudo no aspecto fundiário. aDesenvolvimento Socio-Econômico aTurismo aSegregação socioespacial aTransformação territorial1 aSILVA, R. D. da1 aTURETTA, A. P. D. tIn: RAMOS, D. A. L.; PEREIRA, D. de A. (org.). Territorialidades, políticas e sustentabilidade: agenda e questões contemporâneas. Ponta Grossa: Atena, 2022. cap. 10, p. 177-202.