01676naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902400480006010000170010824501170012526000090024252009040025165000260115565000320118165000300121365300250124365300390126865300300130765300230133770000250136077300610138521469292023-01-31 2022 bl uuuu u00u1 u #d7 ahttps://doi.org/10.9771/cp.v15i3.471722DOI1 aROCHA, C. M. aAnálise do registro e gestão de marcas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.h[electronic resource] c2022 aEste artigo analisou o processo de registro e de gestão das marcas da Embrapa por meio do levantamento do histórico de proteção no Brasil e do exterior, identificando os processos e os critérios internos para efetivação de tais registros. Para isso, foram realizados um estudo de caso, com levantamento documental, entrevistas e busca de dados na base do INPI referentes às marcas ligadas ao CNPJ da Embrapa de 1970 até maio de 2021. Os resultados obtidos demonstraram que a Instituição vem ampliando a proteção dos seus ativos marcários, com 522 processos no INPI, sendo a maioria em vigor, possuindo ainda a tendência de resguardar as marcas em mais de uma classe. Em 2021, a Embrapa atualizou o seu documento orientador referente à criação e gestão de marcas, buscando uma maior organização do processo interno, bem como a promoção desse ativo como instrumento de negócio. aResearch institutions aAdministração de Pesquisa aInstituição de Pesquisa aGovernança de Marca aPropriedade Intelectual na Embrapa aProspecção tecnológica aSignos distintivos1 aSILVA, P. T. de S. e tCadernos de Prospecçãogv. 15, n. 3, p. 723-737, 2022.