03062nam a2200181 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501180008026000160019830000100021450001630022452024200038765000210280765000250282865000150285365000120286821392602023-01-06 2020 bl uuuu m 00u1 u #d1 aBRANDÃO, C. P. aCaracterização e avaliação de genótipos de pupunheira ao mercado de frutos para mesa.h[electronic resource] a2020.c2020 a71 f. aDissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, PA. Orientadora: Maria do Socorro Padilha de Oliveira, Embrapa Amazônia Oriental. aNa Embrapa Amazônia Oriental há vários genótipos de pupunheira (Bactris gasipaes) conservados no campo experimental no município de Tomé-Açu, Pará, com finalidade para produção de fruto para mesa. No entanto, pouco se sabe sobre as potencialidades desses genótipos, o que gera dificuldades no melhoramento para frutos desta palmeira. O objetivo deste trabalho foi identificar genótipos de pupunheira conservados no Banco de germoplasma, cujo frutos possuem características desejáveis ao mercado de mesa e, por conseguinte, inserção a programas de melhoramento dessa palmeira para fruto. Deste modo foi realizado estudo do perfil e as preferências do consumidor de fruto de pupunha da cidade de Belém (PA); caracterização e avaliação morfológica de frutos em genótipos de pupunheira do Banco de germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental; e avaliação sensorial do fruto de pupunha. Para isto, foram aplicados questionários constituídos por três conjuntos de perguntas: perfil social, consumo e atributos no ato da compra, em frequentadores de quatro feiras do município de Belém. Em seguida, foram caracterizadas e avaliadas amostras de frutos maduros de 100 genótipos de pupunheira conservados nesse campo experimental. Além disso foi aplicado um teste de aceitação global e por atributos em frutos de dez genótipos. A periodicidade de compra para maioria foi semanal (31%) e mensal (26%). O hábito de consumo mais frequente foi registrado em pessoas com idade acima de 40 anos, com níveis médios de escolaridade e renda, caracterizando como consumidor de mercado popular. As análises constataram divergência dentre os genótipos avaliados, sendo possível a formação de cinco grupos distintos com base nos caracteres quantitativos e oito grupos por caracteres qualitativos. O teste sensorial evidenciou maior aceitação e intenção de compra (> 80 %) em frutos de três genótipos (3, 7 e 10), mas apenas dois (1 e 4) apresentaram aceitação insatisfatória. Os consumidores de Belém, Pará, preferem adquirir frutos in natura nos cachos, sendo de tamanhos médios, de coloração vermelha e de polpa amarela, de textura macia, oleosa e pouco fibrosa. Pelo menos 45 genótipos possuem características promissoras ao mercado de pupunha de mesa. Pelo teste sensorial, três genótipos podem ser indicados ao programa de melhoramento dessa palmeira ao mercado de mesa. aBactris Gasipaes aBanco de Germoplasma aConsumidor aPupunha