01601nam a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001910000180006024501320007826003000021050000420051052007160055265000190126865000160128765000220130365000200132565000120134570000140135770000240137121362882022-02-03 2021 bl uuuu u00u1 u #d1 aCAMPOS, S. K. aMudanças recentes no padrão de consumo da batata-doce no Brasilbperspectivas para o mercado nacional.h[electronic resource] aIn: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 59.; ENCONTRO BRASILEIRO DE PESQUISADORES EM COOPERATIVISMO, 6., 2021, Brasília, DF. Ações coletivas e resiliência: inovações políticas, socioeconômicas e ambientais. Anais... Brasília, DF: UnBc2021 aSOBER 2021, EBPC 2021. Evento online. aO objetivo do presente estudo foi analisar o padrão de consumo de batata-doce no Brasil, a partir dos dados da Pesquisa de Orçamento Familiar- POF do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, dos anos 2008-2009 e 2017-2018. Observou-se que o consumo de batata-doce cresceu cerca de 13% no período analisado, principalmente nas categorias: mulheres, idosos, meio urbano e região Norte. Especificamente no que se refere à categoria renda, o consumo per capita apresentou queda nas classes de renda mais baixa, tendo crescido entre a população de renda mais alta. Esse resultado sustenta a hipótese de que vem ocorrendo mudança na percepção de valor do consumidor da batata-doce no Brasil. aSweet potatoes aBatata Doce aComercialização aIpomoea Batatas aMercado1 aPILON, L.1 aMELO, R. A. de C. e