01960naa a2200229 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006002400460007410000190012024501150013926000090025452012330026365000180149665000090151465000260152365000210154965000300157065000100160070000250161077300950163521361432021-11-16 2021 bl uuuu u00u1 u #d a2359-36527 ahttps://doi.org/10.20873/uftv8-105062DOI1 aPOLASTRINI, A. aCertificações como estratégia de upgrading na cadeia de valor do leite em Palmas/TO.h[electronic resource] c2021 aA cadeia leiteira em Palmas, Tocantins, é relevante socialmente e possui lacunas que pedem intervenção, como a alta informalidade. O propósito deste estudo foi elencar certificações que promovam a ascensão de produtores de leite para melhores posições dentro da cadeia global de valor do leite no município de Palmas. O estudo consistiu em entrevistas a 58 atores da cadeia leiteira de Palmas em outubro de 2019. A estrutura teórica adotada foi a cadeia global de valor, focando na dimensão upgrading, que considera as diferentes possibilidades de melhoria da posição dos atores na cadeia de valor. Verificou-se uma alta informalidade entre os produtores entrevistados (77,5%), sendo que a penas 10% comercializam formalmente a produção láctea e 5% possuem Selo Artesanal. Foi verificado interesse na formalização, embora a assimetria de informação e poder sejam barreiras significativas. Certificações como S.I.M., S.I.E., Selo Artesanal, Produto Orgânico e leite A2 constituem em caminhos para upgrading, agregando maior valor aos produtos e segurança financeira ao produtor. A conquista de certificações depende de aspectos que envolvem não apenas os atores da cadeia mas também o Poder Público. aDairy animals aMilk aProduct certification aCadeia Produtiva aCertificação de Produto aLeite1 aPEDROZA FILHO, M. X. tDesafios: Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantinsgv. 8, n. 2, 2021.