02686nam a2200265 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024501450008026000490022530000100027449000780028452018040036265000250216665000210219165000250221265000120223765300230224965300270227265300280229965300250232765300150235270000290236770000240239621355162021-10-25 2021 bl uuuu u0uu1 u #d1 aBRANDÃO, C. P. aAvaliação sensorial em frutos de acessos de pupunheira do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Amazônia Oriental.h[electronic resource] aBelém, PA: Embrapa Amazônia Orientalc2021 a18 p. a(Embrapa Amazônia Oriental. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 152). aNo Banco de Germoplasma de Pupunha (Bactris gasipaes Khunt.) da Embrapa Amazônia Oriental os acessos encontram-se em plena frutificação e necessitam ser avaliados quanto à sua qualidade para serem indicados como frutos de mesa. A análise sensorial é importante ferramenta na obtenção de informações que afetam diretamente a aceitação mercadológica. Assim, avaliaram-se frutos de acessos de pupunheira quanto à aceitação sensorial com vistas a indicar os mais promissores para o mercado de frutos de mesa. Foram colhidos cachos maduros de dez acessos, cujos frutos seguiram protocolos idênticos de preparo e cozimento das amostras a serem oferecidas na análise. O teste sensorial foi conduzido com 41 julgadores não treinados, de ambos os sexos, com idades entre 19 anos e 67 anos, que avaliaram por escala hedônica estruturada de nove pontos os atributos cor, aroma, sabor, textura e impressão global. A intenção de compra dos frutos foi avaliada utilizando-se a escala estruturada de cinco pontos. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott & Knott (a = 0,05). Foram calculados os coeficientes de correlação de Pearson entre os atributos cor, aroma, sabor e textura e a impressão global. O sabor foi o atributo sensorial que apresentou maior influência na aceitação global dos frutos. Os acessos 3, 5, 7 e 10 não diferiram quanto às notas médias de aceitação para os atributos avaliados e foram os mais aceitos, com médias entre as categorias ?gostei moderadamente? e ?gostei muito? para todos os atributos. Os frutos dos acessos 3, 7 e 10 possuem maior aceitação e intenção de compra, sendo considerados como acessos possivelmente promissores desse Banco Ativo de Germoplasma ao mercado de frutos de mesa. aAnálise de Alimento aBactris Gasipaes aBanco de Germoplasma aPupunha aAnálise sensorial aAtributos de qualidade aÍndices de aceitação aIntenção de compra aPupunheira1 aOLIVEIRA, M. do S. P. de1 aMATTIETTO, R. de A.