01945naa a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000200006024500750008026000090015530000140016452012330017865000100141165000210142165000150144265000120145765000210146965000290149070000220151977301860154121344002021-10-08 2021 bl uuuu u00u1 u #d1 aFERREIRA, C. M. aArroz e feijão sob o enfoque dos consumidores.h[electronic resource] c2021 ap. 31-46. aOs hábitos alimentares e o comportamento dos consumidores são moldados nas circunstâncias em que vivem. O meio ambiente, a atuação das instituições públicas e privadas, as atividades relacionadas à produção, a infraestrutura disponível, o processamento e a distribuição são fatores determinantes nas escolhas, tanto no nível doméstico como individual, estabelecendo o tipo de alimento adquirido, a quantidade, a forma de armazenamento e de preparação e o consumo e a composição da alimentação familiar, considerando gênero, idade e condições de saúde. O consumidor é a peça central dos sistemas alimentares, visto que tudo ocorre em função do atendimento dos seus desejos e escolhas, influenciados por vários mecanismos e situações. Torna-se fundamental conhecer particularidades do comportamento, motivações, restrições, nível e tipo de informações que determinam as decisões dos consumidores sobre o arroz e o feijão. A partir desse entendimento, torna-se possível planejar e propor mudanças coletivas ao comportamento dos consumidores, inclusive motivando-os a optarem por alimentos produzidos em sistemas sustentáveis, melhorando a segurança alimentar, nutricional e de saúde. aArroz aCadeia Alimentar aConsumidor aFeijão aHabito Alimentar aSistema de Alimentação1 aFIGUEIREDO, R. S. tIn: FERREIRA, C. M.; BARRIGOSSI, J. A. F. (ed.). Arroz e feijão: tradição e segurança alimentar. Brasília, DF: Embrapa; Santo Antônio de Goiás: Embrapa Arroz e Feijão, 2021.