02780nam a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024501030008126001380018449000420032252020020036465000170236665000130238365000170239665300200241365300300243365300430246370000280250670000280253421299082021-02-12 2020 bl uuuu u00u1 u #d1 aGIL, A. V. de F. aCompetitividade do Brasil no mercado mundial de celulose entre 2005 e 2019.h[electronic resource] aIn: EVENTO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA FLORESTAS, 19., 2020, Colombo. Anais. Colombo: Embrapa Florestas, 2020. p. 18.c2020 a(Embrapa Florestas. Documentos, 343). aA celulose é uma importante commodity na economia mundial. Nos últimos 14 anos foi observado um crescimento do mercado mundial de aproximados 80%, passando de US$ 21,86 bilhões para US$ 39,46 bilhões em volume médio anual de importação. O Brasil vem se destacando como um grande player no mercado mundial, crescendo suas exportações em 180% no mesmo período (de US$ 2,45 bilhões para US$ 6,89 bilhões). O objetivo do presente trabalho foi analisar a competitividade do Brasil no mercado mundial da celulose, nos últimos 14 anos. Para isso, o trabalho usou o método do observatório de Agrocadenas, adaptado por Santos Filho, que consiste em comparar o tamanho dos mercados mundiais e suas taxas geométricas médias de crescimento (TGMC) com a TGMC mundial, e classificar os mercados em grande, importante, potencial e inexpressivo, considerando o market share (MS) brasileiro no mesmo e à TGMC do Brasil no referido mercado. Como resultados, verificou-se que o mercado mundial de celulose cresceu a uma TGMC de 5,04% ao ano, no período, e 21 países concentraram 95% das importações mundiais em 2019. O Brasil é um grande player tantonos grandes mercados (Estados Unidos, União Europeia e China) como em mercados menores (Argentina e Emirados Árabes), com MS maior que 15% e crescimento de suas exportações para tais mercados acima da TGMC média mundial; também tem-se destacado em importantes mercados potenciais (MS < 15%), como Coreia do Sul, Índia e Turquia; o País tem aumentado sua participação na América do Norte (Canadá e México). O mercado japonês está estagnado, mas o Brasil tem aumentado seu MS de forma tímida. Já na Malásia e Indonésia, o País tem decrescido suas exportações (TGMC de -18,96% e -4,29%, respectivamente) no período. Logo, conclui-se que o Brasil é um grande competidor neste mercado, principalmente nos grandes países e está ampliando a participação em mercados menores, perdendo espaço em poucos mercados mundiais. aMarket share aCelulose aExportação aCompetitividade aPotencial de exportação aTaxa geométrica média de crescimento1 aMOREIRA, J. M. M. A. P.1 aSANTOS FILHO, J. I. dos