01717naa a2200217 a 450000100080000000500110000800800410001910000210006024501330008126000090021450000380022352010240026165300200128565300250130565300270133065300180135765300290137565300210140470000170142577300570144221263012020-11-05 2020 bl uuuu u00u1 u #d1 aARAUJO, G. P. de aTendências de consumo de alimentosbimplicações e oportunidades para o setor agroalimentar brasileiro.h[electronic resource] c2020 aNa publicação: Gustavo Porpino. aResumo - Algumas tendências globais de consumo de alimentos apontam a sustentabilidade, a saudabilidade, a segurança dos alimentos e a segmentação crescente, os denominados "4 S", como macrotemas que estão orientando esse segmento no Brasil. Após analisar informações do Google Trends e de estudos setoriais, foram identificadas categorias de alimentos e produtos in natura que estão despertando maior interesse dos consumidores. A certificação surge como um eixo transversal, que pode fortalecer a percepção de sustentabilidade, saudabilidade e segurança dos alimentos para os consumidores. Saber interpretar as diferenças entre gerações é um desafio para a comunicação, por outro lado, surgem novas oportunidades para o Brasil posicionar melhor seus produtos alimentícios típicos, tanto no mercado nacional como internacional, levando em consideração os possíveis impactos da recente pandemia do coronavírus para o setor agroalimentar e suas implicações para o comportamento do consumidor. aAlimento seguro aConsumo de alimentos aPesquisa agropecuária aSaudabilidade aSegmentação de mercado aSustentabilidade1 aBOLFE, E. L. tInforme Agropecuáriogv. 41, n. 311, p. 7-14, 2020.