02873nam a2200349 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000250007424501110009926000460021030000100025649000780026652018510034465000090219565000210220465000170222565000170224265000220225965000210228165000120230265000100231465000170232465300360234170000210237770000170239870000230241570000180243870000230245670000200247970000240249921245242020-08-24 2020 bl uuuu u0uu1 u #d a2358-62731 aPEDROZA FILHO, M. X. aO mercado de peixes da piscicultura no Brasilbestudo do segmento de supermercados.h[electronic resource] aPalmas: Embrapa Pesca e Aquiculturac2020 a38 p. a(Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 25). aA piscicultura brasileira vem se desenvolvendo de forma robusta, com significativos avanços em termos de aumento da produção e profissionalização do setor. Os supermercados têm se consolidado como o principal canal de varejo de pescados em todo o Brasil e isso impõe a necessidade de melhor conhecer os hábitos dos consumidores deste segmento de mercado. Assim, este estudo apresenta resultados referentes a diferentes aspectos, tais como preferências e percepções dos consumidores quanto aos produtos da piscicultura, nível de conhecimento quanto às principais espécies, hábitos de consumo e características socioeconômicas dos consumidores. A pesquisa foi realizada em supermercados de Brasília (DF), Curitiba (PR), Manaus (AM), Recife (PE) e São Paulo (SP) e apresenta resultados importantes sobre hábitos de consumo e percepção dos consumidores acerca das principais espécies. O estudo identificou aspectos importantes, como a preferência dos consumidores pelo produto fresco e pelo filé e cortes. Outro resultado é a consolidação da tilápia como um peixe bem conhecido pelos consumidores de todas as regiões do país, sendo o principal produto da piscicultura nacional. Por outro lado, os resultados demonstram a necessidade de ações visando a expandir o consumo de espécies nativas como tambaqui e pirarucu fora das regiões onde estas espécies já são bem consumidas. Os resultados também indicam a necessidade de melhor comunicar as qualidades do peixe junto aos consumidores, de modo a informá-los quanto às vantagens deste tipo de proteína animal. As diferenças verificadas entre as cinco capitais também constituem um elemento importante, pois permitem identificar características regionalizadas, o que ajuda na definição de estratégias de mercado por parte dos agentes da cadeia produtiva. aFish aFood consumption aFresh market aSupermarkets aConsumo Alimentar aHabito Alimentar aMercado aPeixe aPiscicultura aCaracterística socioeconômica1 aFLORES, R. M. V.1 aROCHA, H. S.1 aSILVA, H. J. T. da1 aSONODA, D. Y.1 aCARVALHO, V. B. de1 aOLIVEIRA, L. de1 aRODRIGUES, F. L. M.