01964naa a2200205 a 450000100080000000500110000800800410001902200140006010000230007424500860009726000090018352013830019265000220157565000100159765000120160765000150161965300270163470000170166177300800167821243232024-10-18 2020 bl uuuu u00u1 u #d a1413-49691 aMATOS, K. F. da S. aDirecionadores da produção de café orgânico no Brasil.h[electronic resource] c2020 aPercebe-se uma modificação das preferências dos consumidores em direção aos alimentos orgânicos, entre eles o café, cuja produção orgânica tem crescido e se expandido pelo Brasil. Entretanto, a viabilidade econômica da produção de café orgânico mostra-se fundamentalmente relacionada ao preço obtido no momento da venda. Este trabalho buscou analisar os direcionadores da adoção de café orgânico no Brasil, com base nos fatores propostos por Giménez Cacho et al. (2018). Conclui-se que a adoção do café orgânico no Brasil está relacionada ao reconhecimento de uma crise, ao nível de organização social, à existência de aliados externos, aos mercados favoráveis e às políticas favoráveis. Consumer preferences have changed in direction of organic food. In this context, coffee is included, whose organic production has grown and expanded in Brazil. However, the economic viability of organic coffee production is fundamentally related to the price obtained at the time of sale. The objective of this work is to analyze the drivers of the adoption of organic coffee in Brazil. So, the factors proposed from Giménez Cacho et al. (2018). It is concluded that the main factors related to the adoption of organic coffee in Brazil are: the recognition of a crisis, the level of social organization, external alliances, favorable market and policies. aEconomic analysis aCafé aMercado aProdução aViabilidade econômica1 aBRAGA, M. J. tRevista de Política Agrícolagv. 29, n. 2, p. 21-34, abr./maio/jun. 2020.